top
logo

EQAVET

Projetos

 ComServ

PROJETO SCS - EVS - ESC - From School Community Service to EVS and European Solidarity Corps 

O Agrupamento de Escolas Henrique Sommer submeteu uma candidatura  à Ação Chave 2 do programa Erasmus + com escolas parceiras de Espanha, Hungria, Bélgica e Turquia. O projeto, que teve início a 1 de setembro de 2017 e conhecerá o seu términus em dezembro de 2019,  pretende proporcionar ações de voluntariado em contexto escolar com vista a reforçar  os valores Europeus da solidariedade e da coesão social. De entre os objetivos do projeto, destacamos os seguintes: - promover a inclusão social, a coesão e a solidariedade através da partilha de boas práticas com escolas parceiras de outros países europeus;- desenvolver/aumentar a cidadania europeia ativa dos alunos e a sua capacidade para trabalhar com grupos multiculturais;-desenvolver atitudes positivas em relação a projetos europeus e de tolerância em relação a culturas diferentes;- consciencializar para o valor e importância de ações de voluntariado entre os jovens e construir uma rede europeia de escolas que perdure depois do projeto terminar.

A dimensão europeia do projeto traduz-se em mobilidades de alunos e professores aos países parceiros, tendo os nossos alunos realizado atividades em  Budapeste, Ghent, Barcelona e  Gerze e recebido os parceiros europeus na nossa escola, em  Maceira. Para além da interação com pares das escolas participantes, os alunos puderam desenvolver ações  no âmbito do tema do projeto, a título de exemplo, confecionar e embalar refeições para sem – abrigo, participar em projetos de reciclagem,  ouvir o testemunho de refugiados Sírios na Oxfam, ajudar em instituições sociais/ banco alimentar, acompanhar utentes de um lar de idosos aos campos de batalha da Flandres e  participar em ações promovidas pela Amnistia Internacional.

Consideramos que são ações importantes que poderão incutir nos alunos o desejo de participarem na nova iniciativa da União Europeia dirigida aos jovens denominada Corpo Europeu de Solidariedade, “dando-lhes a oportunidade de fazer voluntariado ou de trabalhar em projetos, no próprio país ou no estrangeiro, em benefício de pessoas e comunidades de toda a Europa”. Parafraseando o presidente da Comissão Europeia, Jean –Claude Juncker “Solidariedade é a cola que mantém a nossa União unida.”

Budapeste, 25 de novembro  a  1 de dezembro 2017, escola Kozgazdasági Politechnikum 

 

Ghent, de 22 a 28 de abril 2018 – Escola Sint Janscollege Campus Heiveld

Barcelona, Espulgues, de 14 a 18 de janeiro de 2019 -  Escola Garbi Peres Verge 


bottom

Powered by Joomla!. Design by: joomla 2.5 templates for free  Valid XHTML and CSS.